Especialistas

Você sabe o que é consumo de água virtual?

Dados apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que uma pessoa consegue atender suas necessidades básicas com 110 litros de água por dia.

Porém, no Brasil, o consumo médio é de cerca de 200 litros. Além desse panorama, outro consumo de água – conhecido como “água virtual” – deve ser conhecido e considerado.

Para cada litro de cerveja, por exemplo, usa-se 300 litros de água desde a produção da cevada e do lúpulo até o processo de industrialização. Apesar de não levarem água na sua composição, aparelhos eletrônicos chegam a gastar 15 mil litros para serem produzidos. Já na agropecuária, para produzir 1 kg de carne, consome-se 15,5 mil litros de água, considerando toda sua cadeia de produção e fabricação de ração para os animais. Os dados são do site Water Footprint.

No Brasil, de toda a água utilizada, 70% são consumidos pela atividade agropecuária, 20% pelo setor industrial e 10% estão voltados para o uso doméstico. Como uma das principais nações agrícolas, o Brasil também pode ser considerado como um dos maiores exportadores de água do mundo.

Você sabe o que é consumo de água virtual? 1

Em breve você vai acompanhar uma entrevista com um dos principais especialistas do assunto, Renato Atanazio, coordenador de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Iremos abordar sobre o uso de água, o consumo de “água virtual”, formas de reduzir o gasto de água e Soluções baseadas na Natureza voltadas aos recursos hídricos.

Deixe seu comentário, logo abaixo, sobre a Água Virtual.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar