Notícias

Vazio Sanitário começa nesta quarta-feira em Mato Grosso

 

Começa nesta quarta-feira (15) em Mato Grosso o Vazio Sanitário da cultura da soja. Durante o período, é proibida a presença de plantas vivas de soja nas lavouras e também o cultivo da cultura. Neste ano, o Vazio Sanitário se estende até o dia 15 de setembro.

A proibição é uma medida fitossanitária para prevenção e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), doença que atinge a lavoura de soja e é disseminada a partir de plantas vivas, servindo de ponte verde entre uma safra e outra.

“A medida fitossanitária tem papel fundamental no combate da ferrugem asiática, pois com constante redução da sensibilidade do fungo Phakopsora pachyrhizi às poucas misturas de fungicidas eficazes, este período proibitivo tem efeito de supressão dos esporos viáveis”, explica o analista de projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Eduardo Vaz.

Caso os produtores não respeitem o período, podem ser autuados e/ou multados. A multa para quem descumprir a medida é de 30 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) mais 2 UPFs para cada hectare com soja guaxa.

De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), no último ano 5.306 propriedades foram vistoriadas. Deste total, foram expedidos 127 autos de infração e emitidas 440 notificações informando quanto à obrigatoriedade da destruição da planta em caso de germinação voluntária.

Os números são crescentes. Em 2010, por exemplo, o Indea-MT fiscalizou 2.216 propriedades e autuou seis.

O Diretor Administrativo da Aprosoja, Alexandre Schenkel, alerta para a necessidade de todos os produtores eliminarem soja de suas lavouras. “O início da semeadura está autorizado a partir de 16 de setembro. Até lá, os agriucultores devem eliminar toda a soja voluntária em campo. Precisamos fazer nossa parte no combate a esta doença”.

A Aprosoja faz o acompanhamento do Vazio Sanitário por meio de Informes Técnicos. Acompanhe aqui todos eles:http://www.aprosoja.com.br/produtor/informes-tecnicos/

Denúncia – Os produtores que desejarem fazer denúncias quanto a possíveis descumprimentos do Vazio Sanitário podem utilizar o sitewww.ouvidoria.mt.gov.br/mensagem.php. Ainda neste ano, o 0800 que começou a valer como disque-denúncia em 2015, deve voltar a funcionar. Por mudança de local, o Indea-MT está readequando os telefones.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar