Mercado Financeiro

Receita cambial das carnes aumenta 13% com contribuição maior da carne de frango

O levantamento mensal do MAPA a partir dos dados da SECEX relativo às exportações brasileiras de carnes aponta que no acumulado dos sete primeiros meses do ano o volume total embarcado aumentou 10%, enquanto o incremento de receita chegou a 13%

As exportações de carne de frango tiveram incremento de volume ligeiramente menor (+6,26% na compilação efetuada pelo MAPA). Mas, em contrapartida, geraram receita cambial significativamente maior (aumento de 14%), indicativo de que registraram boa recuperação no preço médio.

Efetivamente, o preço médio da carne de frango no período aumentou 7,31%, superando os 5,05% de incremento da carne suína. Já a carne bovina viu seu preço médio recuar (-7,08%), enquanto a carne de peru valorizou-se quase 10%. Neste caso, porém, o volume embarcado recuou mais de 55% e, com isso, a receita cambial caiu a menos da metade do que foi alcançado entre janeiro e julho de 2018.

Pelos resultados divulgados, neste ano a carne de frango vem respondendo por pouco mais de 45% da receita cambial auferida pelas carnes, cabendo à carne bovina perto de 42% do total e à carne suína 9,5% do total (a receita gerada pela carne de peru não chega a meio por cento do total).

Notar, de toda forma, que a participação da carne de frango é ligeiramente maior que a apontada, pois, no levantamento efetuado, o MAPA não vem incluindo a carne de frango salgada. Assim, enquanto o órgão aponta apenas 57,7 mil/t de industrializados, o total exportado incluindo o item citado fica próximo das 135 mil/t. Assim, invés das reduções apontadas, há na verdade aumento de volume e de receita – de cerca de um terço em relação a idêntico período de 2018.

Receita cambial das carnes aumenta 13% com contribuição maior da carne de frango 1

Fonte: Avisite

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar