Curiosidades

Próstata – o que é, onde fica e o que seu aumento indica para o homem

Certamente, a próstata é uma parte do corpo do homem de extrema importância. Ela também costuma causar preocupação, uma vez que o índice de de câncer de próstata é bastante grande no Brasil. Consequentemente, muita gente fica alerta quando escuta falar sobre o aumento da próstata.

Apesar disso, o aumento da próstata é algo que acontece com todo homem a medida que o envelhecimento vai chegando. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna. Apesar de não estar relacionada ao câncer de próstata, é necessário ficar atento a esse crescimento.

Isso por que apesar de não necessariamente trazer problemas, em alguns casos pode despertar sintomas. Além disso, esses sinais podem ser dolorosos e incômodos algumas vezes.

Aumento da próstata, o que isso pode indicar para o homem

Como já foi dito, na maioria dos casos o crescimento da próstata não provoque sintomas. Apesar disso, em outros casos essa glândula pode comprimir a uretra e causar problemas para urinar. Os sintomas em geral incluem fluxo de urina fraco ou em gotas, urgência para urinar, podendo haver vazamentos, sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada e vontade mais frequente de urinar, principalmente de noite.

Além disso, existem outras condições que afetam a próstata e que podem provocar sintomas urinários. Primeiramente pode ser a prostatite, que é o inchaço e a inflamação da próstata. Além de dor e dificuldade para urinar, os sintomas também incluem febre, dor na virilha, na área pélvica, no pênis ou nos testículos. Pode surgir gradualmente ou de repente e é mais comum em homens com menos de 50 anos.

Além disso, a doença mais comum relacionada ao órgão é o Câncer de próstata. É o segundo tumor maligno mais comum do homem. Para descobrir a doença em estágio inicial, antes de os sintomas aparecerem, é preciso realizar o exame da próstata pelo toque retal a partir dos 50 anos ou antes, em caso de histórico da doença na família.

Aumento da próstata, o que isso pode indicar para o homem

Quem tem os sintomas da hiperplasia prostática benigna, deve procurar um médico para obter o diagnóstico e o tratamento adequado. Além disso, existem algumas medidas que devem ser tomadas. Primeiramente, deve-se praticar exercícios físicos regularmente, pois o sedentarismo contribui para a retenção urinária.

Deve-se ir ao banheiro imediatamente quando surgir a vontade de urinar. Alguns medicamentos contribuem para piorar o problema. Um especialista pode substitui-los ou ajustar a dose. Além disso, evite beber líquidos à noite, especialmente bebidas alcoólicas ou com cafeína, que podem afetar o tônus muscular da bexiga e estimular os rins, fazendo com que você tenha vontade de urinar.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Novembro Azul: você sabe o que é? E como surgiu?

Fonte: Pfizer

Imagens: Revista Campinas Blog Pilates Urológica, Médico Responde

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar