Notícias

Ovo x Milho: Relação de troca no ano é bem favorável ao avicultor

Em julho o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) alcançou desvalorização mensal de 4,2% e de 4% em doze meses

Do outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, sofreu índice de queda mensal bem inferior que a verificada nos ovos. Entretanto, a queda anual ficou próxima dos 40%.

Dessa forma, com a maior desvalorização na comercialização da caixa de ovos em relação ao índice de queda verificado na aquisição do milho, foi preciso um volume de ovos levemente superior ao de junho para adquirir o cereal em julho.

Assim, para adquirir uma tonelada de milho foram necessários pouco mais de 5,9 caixas de ovos, a segunda menor quantidade verificada neste ano. Com isso, houve piora de 2,1% no poder de compra do produtor de ovos em relação ao mês anterior. Mesmo assim, em doze meses a capacidade aquisitiva do produtor de ovos alcançou melhora superior a 59%.

Acompanhamento dos últimos sete anos indica que em julho a quantidade média de caixas de ovos necessárias para adquirir uma tonelada de milho atinge 9,7 caixas, ou seja, o produtor empregou 3,8 caixas de ovos a menos para adquirir o cereal.

Aliás, a alta produção da matéria-prima básica utilizada na alimentação das aves em 2017 tem favorecido ao avicultor um poder de compra muitíssimo superior aos alcançados no ano passado e na média histórica.

Ovo x Milho: Relação de troca no ano é bem favorável ao avicultor 2

Fonte: Avisite

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar