Opinião

Mercado do leite, o novelo sem fim!

Vou começar a desenrolar este novelo dizendo que a plena compreensão do mercado leiteiro não é uma tarefa fácil, chega a ser quase impossível para o produtor de leite, ou melhor, para o produtor simples que não está atento as mudanças e além disso, tem informações coletadas apenas dos vizinhos ou pelo leiteiro.

Pois bem, existem produtores que se deitam sobre o assunto e vão a fundo, coletando dados e informações para, ao menos, tentar formar uma lógica sobre o setor. E olha que isso não é tarefa fácil!

Este produtor ainda fica na dúvida se pode acreditar ou não em tudo que lê e escuta. Sendo assim, nos interessa muito o que está acontecendo e mais ainda o que vai acontecer.

leite produtor conectado

Já vivemos a incerteza do preço do leite que é pego todos os dias dentro das nossas fazendas, e sem o mínimo de pudor, este é levado pelos laticínios e somente depois comunicado qual será o valor pago por ele, preço A ou B, de acordo com a “oscilação do mercado”, segundo a indústria. Isso quando o leite já foi sequestrado por 45 dias. Uma realidade que todo produtor de leite conhece bem.

Mas voltando ao mercado, como entender uma mudança tão grande no valor do leite pago ao produtor em plena seca no sudeste, com uma geada que acabou com os pastos do sul? Uma mínima informação desta, já seria suficiente para subir o valor do produto e no entanto, produtores chegam a relatar queda de até R$ 0,30 centavos no litro de leite.

Como entender este novelo, sendo que produtores relatam o valor do preço dos produtos na gôndola estável. Fotos compartilhadas entre grupos comprovam que o produto se mantém no mesmo valor (em pleno época de consumo) frio danado com leite quente! Humm que delícia.

Mercado do leite, o novelo sem fim! 1

Como entender o novelo do mercado do leite, onde temos notícia da China buscando leite no Mercosul e na mesma semana noticia de uma fazenda na China com 100.000 vacas com o objetivo de suprir a necessidade de leite da Rússia?

Como entender a queda de leite Spot Fake (deveria chamar Leite a Granel) entre as empresas, com o Brasil ainda importando leite dos países vizinhos?

Ou será que o leite nacional já virou commodities e o produtor ainda não foi informado e o preço do leite passa a acompanhar o gráfico do leite em pó global.?

leite

Ou seja, nesse cenário conturbado, nebuloso e obscuro, a maioria dos produtores ficam tentando entender, mas somente alguns realmente estudando muito as informações que chegam.

Bem, para finalizarmos, a recomendação que eu deixo a todos é de que o produtor tem que se informar, nutrir-se de conhecimento, unir forças e participar, isso mesmo, participar ativamente de alguma forma.

Sempre participar!

Por Awilson Viana – Inconfidência Leiteira

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar