Geral

Goiás: Vídeo mostra 3º ‘redemoinho de fogo’ em menos de uma semana

Só na última semana, o estado de Goiás já registrou três “redemoinhos de fogo”.

Formados, geralmente, em áreas abertas onde estejam acontecendo queimadas, o primeiro deles apareceu na última terça-feira (10), em Santa Helena de Goiás, seguido de outro, na quinta-feira (12), registrado no mesmo local. Neste final de semana, um terceiro fenômeno assustou a população, desta vez em Jandaia.

Em um deles, é possível ouvir a pessoa que estava filmando ficar impressionada com a altura do redemoinho. “É, moçada, mais uma vez. Trem feio. Olha a altura do redemoinho que está se formando”. Em outro, os moradores também se chocam: “Olha a altura. Tem mais de cem metros”.

redemoinho de fogo

Rodamoinho de fogo. Um rodamoinho de fogo se formou durante uma queimada em uma fazenda em Santa Helena, no interior de Goiás. Esse é um fenômeno natural raro que acontece quando o solo está muito quente e uma corrente de ar se encontra com o vento resultando em um funil de fogo.

Assista:

De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir, inclusive, um comunicado de “grande perigo” para a Goiás, que registrou umidade do ar média de 12%, chegando a 8. Os termômetros chegaram a atingir os 38ºC.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar