Notícias

Ferrugem na Soja: Novos casos aparecem 45 dias mais cedo do que na safra passada em MT

Novos casos de ferrugem asiática em Mato Grosso, isto em Campo Novo dos Parecis, 45 dias mais cedo que na safra passada!!!. Em Primavera do Leste chegou 20 dias antes. Já fizemos o registro das ocorrências no site do Consórcio Antiferrugem da Embrapa, em uma parceria com a Fundação MT, Ivan Pedro.

Chamamos a atenção que são áreas com pulverizações preventivas e serviço bem feito. Então, ALERTAMOS para os casos, e não são poucos, de produtores que estariam colhendo lavouras super precoces sem terem feito ao menos uma aplicação.
Também são muitos os produtores que ainda tem lançado mão de misturas pouco eficientes e produtos sabidamente de baixa eficiência, tratamos exaustivamente isto aqui. Tem ainda outros casos, estes ainda mais preocupantes, de produtores que teriam feito apenas aplicações de “produtos biológicos”, destes multiplicados em nível de fazenda, cuja eficiência, (pelo nível de qualidade das multiplicações que vi), são duvidosas.

O INDEA/MT tem o poder de notificar os produtores a fazerem pulverizações onde encontrarem focos de ferrugem asiática. Esta fiscalização é extremamente importante, especialmente nesta época do ano, quando algumas colheitas já começaram. A falta de aplicações nestas áreas levará a uma ampla disseminação da ferrugem agora em janeiro.
TENHO DITO, A FERRUGEM ESTÁ PRESENTE NAS LAVOURAS, SÓ NÃO ENCONTRA QUEM NÃO PROCURA E, QUEM DEIXOU DE FAZER AS PREVENTIVAS, VERÁ AS CONSEQUÊNCIAS DE AGORA EM DIANTE.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar