Curiosidades

Cosmos – 7 provas de que você e todo o universo estão interligados

Desde o principio da civilização, as religiões e os mitos exploram a ligação do homem com o cosmos. Como se desde o inicio o ser humano estivesse procurando o seu lugar (e função) no universo. Acontece que nas últimas décadas, até mesmo a ciência vem trilhando esse caminho: tudo no universo está interligado de alguma forma.

Saindo do campo da filosofia e entrando no campo cientifico, quanto mais os cientistas estudam mas eles acham ligações entre tudo o que existe. Ou seja, o que antes era produto do instinto humano, hoje se consolida cada vez mais através de estudos concretos. Provavelmente este é um ponto onde a espiritualidade e a ciência se encontra.

Grandes descobertas nos recordam que fazemos parte de um grande todo, do qual somos inseparáveis. Por isso, o Segredos do Mundo reuniu 7 fatos que mostram a ligação do homem, natureza e cosmos.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

O astrônomo Carl Sagan, um dos mais famosos cientistas de todos os tempos, afirmou que “somos todos poeira de estrela”. Ele quer dizer que tudo o que existe, dos homens aos vegetais, surgiram da explosão das estrelas a bilhões de anos atrás. Ou seja, todos os elementos encontrados na composição do homem podem ser encontrados no resto do cosmos.

Por exemplo, do ferro que corre no nosso sangue ao ouro que compõe as jóias, só podem ser sintetizados na natureza em condições extremas de temperatura e pressão. Como quando uma estrela morre e explode violentamente, virando uma supernova. O material formado, então, se espalha pelo espaço interestelar, podendo dar origem a novas estrelas e planetas.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

Tudo que existe na Terra, toda a matéria do globo que existe não escapa para o espaço sideral. Ou seja, todos os átomos existentes no planeta estiveram aqui desde o início.

Eles circularam ao longo das eras por incontáveis ciclos químicos e biológicos. Isto quer dizer que os elementos que hoje compõem nossos corpos podem, perfeitamente, ter feito parte de um tiranossauro rex no passado, ou de uma árvore, uma pedra, ou até mesmo de outros seres humanos. Ou seja, de todo o cosmos, em épocas diferentes.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

Toda a biosfera do Planeta Terra, veio de apenas um organismo unicelular. Devido aos bilhões de anos de evolução e circunstâncias e ambientes diferentes, cada espécie seguiu o seu ciclo de evolução particular, resultando na pluralidade que vemos hoje.

Apesar disso, é fato que todo ser vivo na Terra é parente e veio de um mesmo local original comum.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

Certamente, árvores e animais são “primos”. Elas são compreendidas como complexas fábricas naturais que sintetizam o gás carbônico, eliminando o oxigênio.

No nosso caso, o processo é reverso – nós respiramos o oxigênio e expelimos gás carbônico. Podemos dizer então que os vegetais e os animais são, evolutivamente falando, mantém uma relação de interdependência. Ou seja, são complementares.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

O corpo humano, assim como todos os seres vivos do planeta, são moldados para sobreviver no ambiente terráqueo. Qualquer diferença do que encontramos hoje no sistema terrestre, resultaria na nossa não existência. Por exemplo, se vivêssemos em um lugar com maior gravidade, nossos músculos e estrutura óssea teriam de ser bem mais resistentes para aguentar a pressão.

Consequentemente, talvez não fossemos espécies mais aptas à sobrevivência. Ou seja, a Terra está em uma condição perfeita para a nossa existência.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

Primeiramente, no nível quântico não existe solidez. Ao tocar um objeto, sentimos que se trata de algo sólido. Acontece que essa sensação não passa de um engano de nossos sentidos.

Trata-se apenas as nuvens de elétrons dos átomos de nossa pele interagindo com as nuvens eletrônicas do objeto. O que se pode chamar de sólido é o núcleo dos átomos, mas eles jamais se tocam. Os átomos são compostos quase que inteiramente de vazio.

7 fatos que mostram a ligação entre você e o cosmos

Não importa que uma das partículas esteja na Via Láctea e a outra na vizinha Andrômeda, pois se houver entrelaçamento quântico, uma é parte indissociável da outra. Elas se influenciam instantaneamente, superando até mesmo a velocidade da luz.

Isto é possível pois o princípio sugere que a matéria universal esteja interligada por uma rede de “forças”, sobre a qual pouco conhecemos, que transcende até mesmo nossa concepção de tempo e espaço.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Funky Trunks Super Maxi Educa HypeScience Exame Catraca Livre Olhar Digital Concepto

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar