Curiosidades

Chimpanzés também amam, têm tradições e sexo não só para reprodução

Chimpanzés são mamíferos da ordem dos primatas, da família hominidae. Eles também são membros do gênero Pan, juntamente com os bonobos (Pan paniscus). Sobretudo, os chimpanzés são conhecidos por sua proximidade genética com os humanos.

Basicamente, os chimpanzés compartilham 99% do DNA conosco. Além do mais, são animais que conseguem compartilhar linguagens, assim como nós. Porém, uma grande diferença é que eles podem ser até três vezes mais fortes que um homem.

De forma geral, esses primatas habitam em florestas tropicais da África Central. Porém, eles também conseguem viver em regiões de mosaico, entre florestas e savanas, ou mesmo em regiões de altas altitudes. Inclusive, é interessante destacar que os chimpanzés vivem, em média, 50 anos.

Outra curiosidade digna de ser falada é o fato dos primatas (orangotangos, gorilas, bonobos, chimpanzés e humanos) se diferenciarem dos macacos. Primeiro que eles não possuem rabos. E, segundo, porque são capazes de desenvolver habilidades mais específicas que alguns macacos comuns.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

A priori, os chimpanzés são animais diurnos, terrestres e arborícolas. São animais que medem em torno de um metro de altura, e podem pesar de 34 a 70 quilos, no caso dos machos. As fêmea, por outro lado, podem pesar de 26 a 50 quilos.

Além do mais, eles possuem braços extensos, com mãos e dedos longos, e pernas mais curtas. Outras características que podemos citar é o fato deles terem uma dentição típica de primatas, assim como protusão de lábios e uma crista supraorbital.

Sobretudo, são animais que caminham pelo solo com suas quatro patas. Contudo, contam com grandes habilidades de escalar árvores.

Inclusive, a grande maioria dos chimpanzés prefere procurar alimentos nas árvores. Até porque a dieta deles se baseia em frutas, sementes, folhas, flores e insetos.  Entretanto, às vezes, eles também caçam animais vertebrados, como por exemplo, outros macacos.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

Aliás, vale destacar que eles usam técnicas impressionantes para se alimentar. Elas, inclusive, passam de geração para geração.

Além do mais, para se defenderem e enfrentarem outros grupos, eles usam a vocalização. Ou seja, a emissão de sons. E podem ser também bem agressivos, ao contrário do que muitos imaginam.

Sobretudo, os chimpanzés são animais unidos. Ou seja, em grande parte do tempo eles vivem em grupos, que podem variar de 10 a 100 indivíduos. Inclusive, se você já viu o filme “O Planeta dos Macacos”, você vai recordar que eles sempre andam e vivem em grupos.

Além do mais, nos grupos, os machos mais velhos sempre serão os dominantes e comandam fêmeas e os mais jovens. Ou seja, existe hierarquia entre eles.

As fêmeas, por outro lado, costumam ser mais solitárias em suas atividades.

Chimpanzés também amam, têm tradições e sexo não só para reprodução

Basicamente, os chimpanzés não se preocupam com promiscuidade. Ou seja, uma fêmea pode copular com vários machos em um só dia.

Sobretudo, o sexo, para eles, não é usado só para a reprodução. Na verdade, serve também para manter laços e estabilidade dentro do grupo.

Assim sendo, as fêmeas podem reproduzir em qualquer época do ano. Além do mais, a gestação delas pode durar de 202 a 260 dias.

Basicamente, a maternidade dos chimpanzés é um pouco parecida com a dos humanos. Até porque a fêmea carrega e cuida dos filhos até que completem 3 ou 4 anos de idade.

Inclusive, vale destacar que os chimpanzés já se tornam independentes aos 6 anos de idade. Mas, só atingem a maturidade sexual bem mais tarde. As fêmeas, por exemplo, atingem a idade reprodutiva depois dos 13 anos e, os machos, por volta dos 16 anos.

Sobretudo, o grupo dos chimpanzés, como você já deve ter percebido, é predominantemente machista. Tanto é que os machos não participam criação dos filhos. Eles só têm a tarefa de proteger e de brincar com eles.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

Você  sabia que, assim como nós, os chimpanzés também possuem culturas e tradições? Basicamente, a cultura é entendida como um padrão de conhecimentos, crenças e de comportamentos transmitidos entre as gerações.

Portanto, após alguns estudos, cientistas descobriram que eles contam com culturas mais elaboradas e diversificadas entre todos os primatas.

Inclusive, eles possuem hábitos e comportamentos que podem variar de um grupo para o outro. Como por exemplo, o uso da madeira como martelo é uma característica única dos chimpanzés da África Ocidental.

Mas, a variação cultural não se distingue apenas por questões regionais. A própria forma de comunicação entre eles é bem diversificada de grupo para grupo.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

Afinal, os chimpanzés também tem sentimentos como os seres humanos? Segundo a ciência, sim… ou mais ou menos isso.

Basicamente, os chimpanzés possuem relações intensas e bastante emocionais entre eles. Inclusive, são animais altamente comunicativos entre si. Tanto é que eles conseguem se comunicar por meio de vocalizações, posturas corporais, expressões faciais e contato físico, como agressões e carícias.

Portanto, os chimpanzés podem ter características ainda mais significativas do que imaginávamos. Como por exemplo, o amor. Acima de tudo, grande parcela da população acreditava que o tal amor, o fogo que arde sem se ver, como diria Luís de Camões; é uma característica somente dos humanos. Porém não é bem assim.

Na verdade, antes de generalizar que eles sentem da mesma forma que nós, é necessário ressaltar que existem diferenças. Como por exemplo, o amor a Deus, ao que tudo indica, só existe entre os humanos.

Porém, a existência de outros tipos de amor entre eles já foi constada pela Ciência. Por exemplo, o amor associado à sexualidade, o amor entre pais, mães e filhos e o amor ao próximo podem ser encontrados na sociedade dos chimpanzés. Mas, claro, com possíveis diferenças entre os sentimentos que os seres humanos manifestam.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

Primeiramente, é importante destacar que existem inúmeros fatores que dificultam que os comportamentos culturais dos chimpanzés se espalharem. O principal, por exemplo, é a ação humana. Ou seja, a caça desenfreada dos humanos pelos animais fazem com que eles modifiquem alguns costumes.

Basicamente, os primatas levam como desafios diários conseguir conviver com os seres humanos em seu habitat natural. Por isso, eles precisam se tornar mais discretos em algumas ações, para conseguir sobreviver em áreas onde existe o risco de caça.

Sobretudo, outro fator que podemos destacar é o desmatamento. Com as florestas cada vez mais devastadas, e com a poluição cada vez mais extensa, os chimpanzés precisam ir atrás de outras fontes de alimentos e outros abrigos.

Você sabia que os chimpanzés também amam? Confira mais detalhes

Além desses fatores, vale destacar também o aquecimento global. Basicamente, ele influencia na disponibilidade de alimentos, por exemplo.

Sobretudo, esses inúmeros fatores podem reduzir as oportunidades de aprendizagem social desses animais. E ainda impedem a transferência de tradições locais de uma geração para outra.

O que achou da nossa matéria?

Leia mais: 11 animais em extinção no Brasil que podem sumir nos próximos anos

Fontes: Scielo, Info escola, BBC

Imagens: Info escola, BBC, Notícias ao minuto, Wikipédia, Revista Galileu, Revista Galileu, G1, G1

Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar