Notícias

Cadeia leiteira terá recuperação no segundo semestre em MT

A cadeia leiteira em Mato Grosso deverá ter um novo momento no segundo semestre. A previsão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que estima recuperações na margem dos produtores. “Os que resistiram à crise no setor, diminuíram seu plantel, a fim de baixar os custos, e agora se tem uma baixa oferta de leite e derivados em geral. Portanto, espera-se para os próximos meses um novo momento para a cadeia de leite”.

Segundo o boletim mensal, no primeiro semestre houve aumento de 20% no preço médio pago ao produtor, em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Em 2016, a média foi de R$ 0,95 por litro. Há um ano atrás, o produtor recebia cerca de R$ 0,79. “O fechamento do primeiro semestre de 2016 demonstrou de forma muito clara o funcionamento da lei da oferta e demanda no mercado de leite”.

O Imea, destacou no entanto, que o índice de captação do Estado andou na contramão, reduzindo 4%. “Essa redução na captação já era esperada, uma vez que, muitos produtores deixaram a atividade no ano passado, em virtude dos baixos preços pagos pela matéria-prima, com recuperações na margem do produtor, tendo em vista os altos custos de produção”.

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar