Mercado Financeiro

Bolsas da Europa têm alívio com diminuição das tensões políticas

Um rali das ações italianas impulsionado pela formação de um novo governo de coalizão elevou as ações europeias nesta quarta-feira, com os investidores também animados com a diminuição das tensões políticas no Reino Unido e em Hong Kong

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,93%, a 1.508 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,89%, a 383 pontos, liderado pelas ações italianas, depois que o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, apresentou seu novo gabinete.

Os investidores comemoraram uma coalizão inesperada que une dois partidos políticos rivais, o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata, afastando o risco de eleições antecipadas e instabilidade política prolongada.

Do outro lado do Canal da Mancha, os parlamentares britânicos derrotaram Boris Johnson na terça-feira, em uma tentativa de impedi-lo de tirar o Reino Unido da União Europeia (UE) sem um acordo de divórcio, levando o primeiro-ministro a exigir uma eleição antecipada.

O índice de Londres, o FTSE 100 —com forte composição de empresas exportadoras— teve um desempenho aquém do de seus pares, pressionado pela estabilização da libra na esteira dos eventos de terça-feira em Westminster.

Os bancos britânicos HSBC e Prudential —expostos à Ásia— impulsionaram o índice principal e ajudaram a estimular um aumento de 1,24% no setor bancário, depois que a líder de Hong Kong, Carrie Lam, retirou um projeto de extradição que desencadeou meses de protestos frequentemente violentos.

Além disso, dados divulgados nesta quarta-feira mostraram que a atividade no setor de serviços da China se expandiu no ritmo mais rápido em três meses em agosto, com o aumento de novos pedidos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,59%, a 7.311 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,96%, a 12.025 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,21%, a 5.532 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,58%, a 21.737 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,54%, a 8.856 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,94%, a 4.931 pontos.

Por Sruthi Shankar/ Reuters

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar