Especialistas

Conheça o poder e os benefícios do tomate contra o envelhecimento

Os compostos encontrados no tomate protegem sua pele contra os efeitos do sol.

Sabemos que os alimentos não fornecem apenas calorias e nutrientes básicos para o corpo, mas também representam uma fonte de compostos bioativos que nos ajudam a combater efeitos degenerativos de toxinas a que estamos expostos ou aquelas produzidas naturalmente pelo nosso corpo.

As substâncias biologicamente ativas, encontradas nas variedades vegetais, presentes em nossa dieta são promotoras de saúde, podendo prevenir algumas doenças.

Você já tomou muito sol na praia e ficou vermelho como um tomate? Agora imagine que aquela vermelhidão, seguido de ardência, inflamação e escamação pode ser evitada com o consumo do fruto.

Isso mesmo, algumas pesquisas mostram que existem componentes no tomate que podem proteger a nossa pele dos danos causados ​​pelo sol. Essa proteção acontece por conta do licopeno, que é um antioxidante encontrado no vegetal.

Pesquisadores ingleses avaliaram se a ingestão diária de uma mistura de licopeno, beta-caroteno e outros carotenóides encontrados no molho de tomate poderiam ajudar a prevenir as lesões de pele causadas pelo sol. Comparando pessoas que ingeriram extrato de tomate por 12 semanas com quem não ingeriu, foi concluído que os compostos bioativos do tomate fornecem proteção contra os efeitos nocivos que podem ocorrer após exposição ao sol.

Mais recentemente, um Instituto de Pesquisa em Medicina da Alemanha mostrou que a suplementação com uma combinação de bioativos do tomate, incluindo o licopeno, levou a um aumento de cerca de 30% na proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar.

Conheça o poder e os benefícios do tomate contra o envelhecimento 1

Os pesquisadores avaliaram a quantidade de pequenos danos causados na pele após exposição ao sol e ainda verificaram a presença de mutações em genes que estão relacionadas ao envelhecimento da pele.

A boa notícia, é que os componentes do tomate além de protegerem contra efeitos da radiação solar, também podem prolongar o seu visual jovem por mais tempo.

Temos excelentes motivos para consumir muito tomate! Isso não significa que você deve parar de usar protetor solar, mas é bom saber que, simplesmente aumentando a quantidade dessa hortaliça na sua alimentação, pode ajudar a proteger sua pele dos danos diários causados ​​pelo sol, que acontecem sem que percebamos.

Bibliografia consultada
Levin, J., & Del Rosso, J. Tomato paste rich in lycopene protects against cutaneous photodamage in humans in vivo: a randomized controlled trial. Yearbook of Dermatology and Dermatologic Surgery, 2012, 201–203.

Katharina Groten, Alessandra Marini et al. Tomato Phytonutrients Balance UV Response: Results from a Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Skin Pharmacol Physiol, 2019; volume 32: pgs 101–108.

Poonam Chaudhary, Ashita Sharma et al. Bioactivities of phytochemicals present in tomato. J Food Sci Technol, 2018; volume 55: pgs 2833-2849.

Fonte: Globo Rural

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar