Notícias

Agroclima: Clima com massa de ar frio e seco

Como previsto, fortes temporais associados a passagem da frente fria atingiram a região Sul no final de semana. Houve registros de estragos em vários pontos dos três estados devido às fortes rajadas de vento, chuvas volumosas e a queda de granizo. A temperatura despencou do Sul até o Norte com a entrada da massa de ar frio. Houve registro de geada forte e temperaturas negativas, principalmente no planalto catarinense e no estado gaúcho

Nessa segunda-feira, a massa de ar frio e seco continua atuando com força em grande parte do Brasil. O amanhecer está sendo muito gelado nas áreas que vão do RS até o sul do AC, passando por SP e oeste de MS e MT. Nas serras gaúcha e catarinense as temperaturas ficaram abaixo dos cinco graus negativos. Há previsão de geada forte nos três estados do Sul e também no sul do MS.

Nas áreas citadas, o dia será ensolarado devido ao ar mais seco. As nuvens não conseguem se formar, assim, não há previsão de chuvas. Durante a tarde, as temperaturas sobem e a sensação será agradável.

Diferentemente do restante do país, no MATOPIBA, a massa de ar quente e seco domina a região há dias. Não há chance de chuva e faz muito calor em todas as áreas. No interior da região, a temperatura pode passar dos 38 graus e a umidade do ar fica muito baixa.

Em relação à precipitação, o Brasil terá poucas áreas com condição favorável ao desenvolvimento de nuvens de chuva. Assim, há previsão de pancadas isoladas apenas para o leste de Goiás, passando pelo Triangulo Mineiro até o estado do Rio de Janeiro. Os volumes previstos não são significativos e chuva cai de maneira mais isolada. Não há risco de temporais semelhantes do que ocorreram no Sul.

Ao longo da semana, a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas começam a subir gradativamente. Não há previsão de chuvas significativas em todas as áreas produtoras pelo menos até sexta-feira.

Agroclima: Clima com massa de ar frio e seco 2Agroclima: Clima com massa de ar frio e seco 3

Etiquetas
Continuar lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar